O que significa “Reiki”? Rei significa ‘espirito universal, transcendental, ou essência ilimitada’. Ki representa a ‘energia da força vital’ e em sua qualidade equivale ao Chi ou Prana. Uma tradução mais precisa é ‘energia sagrada’ e que a palavra é simplesmente um modo respeitoso de referir-se ao Ki. Reiki não é certa energia separada do Ki básico do Universo – Reiki é o ki básico.
Os Kanji japoneses para o Reiki podem ser traduzidos como ‘energia sagrada’. Este Ki é a energia básica do Universo, não sendo nenhuma outra forma energética separada dela.
Força vital universal tem um conceito que se encontra em várias tradições orientais. Na medicina ayurvédica indiana e no yoga se chama Prana; na medicina tradicional chinesa, baseada no taoísmo, é chamada Chi ou Qi, que depois se tornou Ki em japonês. Na tradição cristã, alguns estudiosos admitem que referências à Luz aponta o mesmo conceito.
Nos últimos 50 anos, os físicos pesquisaram a matéria e concluíram que o que sustenta toda a matéria, em todas as formas, é a ENERGIA. Essa energia vibra em diferentes frequências, e é por isso que uma pedra é mais sólida e mais densa do que o corpo humano. A ideia de que tudo é formado de uma única fonte de energia é muito importante quando se trata de trabalhar com energia seja através do REIKI, do TAI CHI ou de outros métodos e técnicas. Se tudo no Universo é criado a partir de uma única fonte, então todas as coisas, animadas ou inanimadas, estão interligadas. Isso significa que estamos constantemente interagindo uns com os outros e influenciando uns aos outros como se fossemos um corpo gigantesco (o que chamamos de energia ou pensamento coletivo).
Trabalhar com a energia, embora a energia do universo seja ilimitada, sofremos um desgaste dessa energia quando não temos uma vida reta, quando vibramos no mal, acontece um desequilíbrio e é preciso reabastecer com nossas reservas de energia, principalmente depois da juventude, se esta for muito escassa de alimentação do corpo físico e energética. Essa falta de energia começa a causar doenças ou a perda da capacidade de viver conforme nosso verdadeiro potencial.
O trabalho com a energia para reverter, ou pelo menos aliviar essa perda energética é pelo uso de práticas, como por exemplo: o Chi Kung que ensina uma prática de exercícios e movimentos que trazem o equilíbrio novamente. No yoga, o exercício respiratório chamado Pranayama produz o mesmo resultado. No REIKI, a energia provém do Universo e é transmitida pela palma das mãos para reequilíbrio, encontrando mais satisfação na vida em todos os sentidos.
Assim, é em tradições espirituais como o Taoísmo, o Budismo e o Hinduísmo que devemos procurar as práticas físicas e mentais que nos ensinam a energia é o poder de curar tanto a nossa vida como a vida das outras pessoas. Jesus como o maior dos curadores, todavia ao longo de quase 2000 anos atrás, já ensinava a curar pela imposição das mãos, e quando batizou os apóstolos com o Espírito Santo (muito parecida com a sintonização do Reiki), Jesus falou claramente que todos poderiam curar como ele. Segundo o espírito de Ramatis através da psicografia de Hercílio Maes, Jesus e muitos dos seus conterrâneos tinha acesso ao conhecimento da Filosofia Tibetana e à praticavam em grupos secretos para não sofrerem a perseguição dos romanos. Assim tinham todo o conhecimento do processo reencarnatório e de manipulação da energia universal. Escrituras antigas descobertas a pouco tempo em cavernas próximo ao mar Morto, também trouxeram essas revelações.
Trabalhar com a energia não implica acreditar em Deus ou ter uma religião, mas simplesmente ter o desejo de melhorar sua vida em todos os aspectos. Pode ser combinado com uma prática espiritual ou pode ser uma forma de prática espiritual em si.
As origens do Reiki são complexas, no sentido de que é um sistema que pode ser considerado muito antigo, mas modernizado por Mikao Usui no Japão a mais de 100 anos atrás, que se baseou em inúmeras influências importantes, e foi trazido para o ocidente, onde evoluiu ainda mais. Mas o Reiki japonês também se desenvolveu, e os dois ramos seguiram direções diferentes. Recentemente, os ocidentais “redescobriram” o ramo japonês do Reiki, de modo que as práticas são hoje bastante variadas. Apesar de haver muitas variações da prática original do Reiki, as origens do sistema encontram-se sem dúvida no Japão. A energia com que o sistema opera, porém, é universal e comum a muitos sistemas que se mostram em outras filosofias no Oriente. O Reiki como energia não é algo diferente ou especial, mas o sistema de Reiki é único.
O que significa “Reiki”? Rei significa ‘espirito universal, transcendental, ou essência ilimitada’. Ki representa a ‘energia da força vital’ e em sua qualidade equivale ao Chi ou Prana. Uma tradução mais precisa é ‘energia sagrada’ e que a palavra é simplesmente um modo respeitoso de referir-se ao Ki. Reiki não é certa energia separada do Ki básico do Universo – Reiki é o ki básico.
Os Kanji japoneses para o Reiki podem ser traduzidos como ‘energia sagrada’. Este Ki é a energia básica do Universo, não sendo nenhuma outra forma energética separada dela.
Sem influencias cristãs – embora saibamos que Usui conhecia as escrituras cristãs, hoje parece claro que ele nunca foi cristão, nem ensinou numa escola cristã. O cristianismo não é uma influencia no desenvolvimento do Reiki, pelo menos não do modo sugerido na história contada por Hawayo Takata. A principal influencia no desenvolvimento do Reiki está realmente na origem japonesa.
Os símbolos inicialmente empregados por Mikao Usui surgiram no final de seus ensinamentos como que para fixar a forma de tratamento e aplicação do Reiki. Os quatro símbolos principais, sempre foi envolto de uma polêmica, os alunos-mestres de Hawayo Takata descobriram depois de sua morte, que haviam variações de símbolos que ela manteve em segredo, então houve muitas outras variações ensinadas em tempos diferentes por outros professores. Depois dessa polêmica na década de 90, descobriu-se que Mikao Usui só introduziu 4 símbolos, assim como a imposição das mãos, que ele pediu a seu aluno médico Chujiro Hayashi que elaborasse um conjunto de posições de aplicar sistematicamente em todo o corpo.
Assim o Reiki veio para o ocidente por Hawayo Takata, e ao mesmo tempo no Oriente se difundiu por outros alunos de Usui, e não cabe a ninguém julgar o que é mais certo, saber que Usui criou algo simples para aplicação do Reiki, e uma vez descoberto que funcionava criou se muitos métodos de divulgar esse tipo de cura holística que hoje está sendo usado e ensinado em todos os países do mundo. Seja ele no método tradicional ou com outras técnicas alternativas, respeitemos o caminho de todos.
Importante saber que para aplicar Reiki e receber Reiki, exige um preparo principalmente por parte do Terapeuta que deve estar em dia com seu movimento espiritual, se alimentar de forma leve e mais natural possível, fazer aterramento, meditação e respeitar seu próprio corpo para que a energia flua de forma leve e suave, com gratidão ao Universo. Pesquisa: A Bíblia do Reiki de Eleanor McKenzie – Editora Pensamento Como terapeuta integrativa, me coloco a disposição para aplicação do Reiki presencial ou a distância, em conjunto com as demais técnicas aqui mencionadas neste site, por fazerem parte dá minha experiência de vida, no caminho espiritual e profissional. Se sentir em seu coração que posso lhe ajudar nessa caminhada com a aplicação de Reiki para sua evolução espiritual...